Centro de Estudos Estrategicos e Internacionais

Quem Somos?

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CEEI) é a divisão de investigação responsável pela realização de pesquisas aplicadas da Universidade Joaquim Chissano (UJC), está baseado em Maputo, Moçambique desde 1986. Como unidade orgânica da UJC, o CEEI se integra na sua estrutura organizacional, sem prejuízo da autonomia administrativa, financeira e científica.

Competências do CEEI

De acordo com o Artigo 58 do Decreto Nº 12/97 que aprova os estatutos do Instituto Superior de Relações Internacionais, compete a divisão de investigação:
    a) Coordenar e promover a realização de trabalhos de investigação nas áreas política, económica e social, que conduzam a melhor definição das estratégias e interesses do país e que impulsionem o processo de desenvolvimento nacional;
     b) Cooperar na criação de meios para o aperfeiçoamento, formação e actualização do pessoal docente e discente da UJC;
     c) Promover a realização de seminários, colóquios, congressos e estágios ou aperfeiçoamento no domínio de suas atribuições;
     d) Desenvolver actividades de intercâmbio e cooperação com centros de investigação e organismos congéneres, nacionais e estrangeiros, tendo em vistaassegurar um nível técnico-científico actualizado e adequado aos trabalhos que venham a promover;
     e) Apoiar os sectores produtivos, públicos e privados, através da realização de estudos e projectos, quando para o efeito for solicitada sua colaboração;
     f) Promover a administração e aplicação de receitas que lhe forem afectadas para a prossecução de suas atribuições.

Estrutura e divisão do CEEI

O CEEI está dividido em quatro departamentos, nomeadamente, (i) Departamento de Paz e Segurança,(ii) Departamento de Economia e Estudos de Desenvolvimento, (iii) Departamento de Relações Internacionais e Política Externa e (iv) Departamento de Estudos Sócio-Políticos e Culturais.

No Departamento de Paz e Segurança, a prioridade recai, na análise, reflexão e debate, sobre a prevenção, gestão e resolução de conflitos em Moçambique, África Austral e em toda a África. O departamento estuda questões de segurança nacional, regional e internacional com enfoque sobre a segurança política, militar, económica, societal e ambiental. As relações Estado-Sociedade e a democratização da segurança nacional fazem parte de algumas prioridades do programa.

A prioridade do Departamento de Economia e Estudos de Desenvolvimento é a reflexão e análise das políticas económicas implementadas pelo governo moçambicano, principalmente o seu impacto político, económico e social. 

O departamento dá também particular atenção a dívida externa e a questões relacionadas, incluindo a ajuda externa a África, devido a sua importância na adopção
de estratégias e políticas de desenvolvimento para Moçambique e a África Sub- sahariana no geral. Em relação a dimensão internacional, o enfoque é a região da
África Austral. 

Como membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Moçambique tem que harmonizar a sua estratégia e visão de desenvolvimento, com a visão e estratégia de organização regional. Os desafios e as realidades emergentes desta necessidade são objectos de análise neste departamento.Em relação ao Departamento de Relações Internacionais e Política Externa, o programa de pesquisa do CEEI-UJC dá particular atenção ao processo de tomada de decisão sobre política externa em Moçambique, tal como os seus aspectos doutrinais. 

Esta área temática estuda também o papel da diplomacia moçambicana em África e no mundo, e faz uma análise sobre os desenvolvimentos sócio-políticos em outras partes do mundo, particularmente em outros países africanos, no sentido de perceber como afectam Moçambique.

O Departamento de Estudos Sócio-Políticos e Culturais procura perceber o processo histórico e sócio-político conducente a formação do Estado e o papel das instituições no contexto da governação. Resumindo, o departamento focaliza as relações entre as realidades sociais com as questões políticas. 

Questões da cidadania, o impacto e implicação do processo de descentralização administrativa, a natureza e o desenvolvimento de partidos políticos e outras instituições democráticas em Moçambique encontram-se no centro das análises do departamento. Quanto a orientação de pesquisas, o CEEI-UJC tem duas abordagens, a primeira com
uma orientação política e a segunda puramente académica.

Organograma do CEEI

Áreas de concentração e linhas de pesquisa por departamento

Áreas de concentração temática

Entende-se por área de concentração a cada campo específico do conhecimento que faz parte de determinado Departamento. Cada departamento possui áreas temáticas específicas que servem como guias para a produção de trabalhos científicos e pesquisas aplicadas. A área de concentração temática é aquela que envolve um determinado assunto na sua totalidade, podendo ser dividido posteriormente em linhas de pesquisa ou linhas de orientação temática. As áreas de concentração temática constituem, no fundo, os objectivos gerais do departamento. Assim, cada departamento possui 3 objectivos gerais que correspondem a 3 áreas de concentração.

Linhas de pesquisa

As linhas de pesquisa são subtemas específicos derivados dos temas gerais definidos nas áreas de concentração temática. Assim, as linhas de pesquisas são a principal fonte para a produção de projectos de pesquisa ao nível do CEEI. Cada pesquisador ou a instituição no geral deverá produzir projectos de pesquisa ou artigos científicos em função das linhas de pesquisa. Portanto, a linha de pesquisa encontra-se na zona intermédia entre a área de concentração e o projecto de pesquisa. A linha de pesquisa demarca e delimita as fronteiras da investigação evitando a sobreposição de tarefas dos pesquisadores de departamentos diferentes e o conflito teórico e metodológico na dimensão científica. Ao apresentar um determinado projecto, o pesquisador deverá demonstrar que este está inserido no âmbito das linhas de pesquisa e da área de concentração escolhida. A organização da produção científica do CEEI em linhas de pesquisa visa dar maior especialização e orientação aos pesquisadores do CEEI e contribui para maior claridade, objectividade e direcção na produção científica.Contribui também para que possíveis clientes do CEEI encontrem explanados de forma clara, as suas necessidades de pesquisa e que possíveis parceiros desenvolvam trabalhos conjuntos com o CEEI de acordo com as linhas de pesquisa do seu interesse.

Clientes

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais é uma instituição pensadora (think Tank). Os seus clientes são: o governo, organizações nacionais e internacionais, tanto governamentais quanto não-governamentais, Instituições públicas e privadas, partidos políticos, instituições religiosas e personalidades interessadas. Tomadores de decisão, professores, pesquisadores e estudantes universitários são o principal grupo alvo das publicações do CEEI onde são apresentados os resultados de suas pesquisas.

Parcerias

Desde o estabelecimento do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em 1991, a instituição tem estabelecido parcerias com instituições nacionais e internacionais trabalhando no mesmo ramo de forma a fortalecer a sua posição e se desenvolver. Com efeito, o CEEI/UJC assinou acordos de cooperação e memorandos de entendimento com universidades e instituições de pesquisa de África, Europa, América Latina e Estados Unidos da América.

Financiamento

A maior fonte do financiamento do CEEI é o Orçamento do Estado. Outras fontes incluem, serviços de consultaria a organizações da sociedade civil e agências multilaterais internacionais e fundos concedidos por parceiros de cooperação internacional.

Estudos efectuados pelo CEEI-UJC (2015 – 2018)

Estudos Realizados

  • (2019-2020)- Relatório de pesquisa sobre a construção de uma paz duradoura em Moçambique: financiado pela Fundação Friedrich Ebert Stiftung;
  • (2018-2019)- Impacto dos conflitos armados na vida das mulheres e raparigas em Moçambique – financiado pela Advogados Sem Fonteiras (Lawyers Without Borders – Canada);
  • (2018-2019) Mapeamento de oportunidades de negócio – financiado pela FAN (Fundo de Melhoria do Ambiente de Negócios).
  • (2018) EESE SURYEY MOZ 2018-IOL Percepções Sobre Avaliação do Ambiente de Negócios e Sustentabilidade de Empresas em Moçambique financiado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT);
  • (2010) Segunda Pesquisa Nacional sobre Governação e Corrupção, financiadapela Unidade Técnica para a Reforma do Sector Público (UTRESP);
  • (2009-2010) Estudo sobre a Imigração em Moçambique: Impacto Sociopolítico, Económico e Cultural; financiado pelo CEEI;
  • (2008-2009) Estudo sobre as implicações socio-económicas e politicas da definição do distrito como pólo de desenvolvimento publicado sob o título Definição do Distrito como Pólo de Desenvolvimento – Contexto e Problemas Emergentes;
  • (2007-2008) Estudo sobre a Governação, Corrupção e Democracia em Moçambique, no contexto da implementação do Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP).
  • (2007) Avaliação qualitativa do PARPA I. Estudo realizado para o G20, financiado pela Fundação Para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC).
  • (2004) Estudo sobre a Governação em Moçambique, a luz dos indicadores da boa governação definidos pela UN-ECA as constatações da pesquisa foram para o Relatório de Governação em África de 2004, apresentado no IV Fórum do Desenvolvimento de África, realizado em Addis-Abeba, em Outubro de 2004.
  • (1995) Estudo sobre a Transição Democrática em Moçambique, preparado para a Global Coalition for Africa e Financiado pela Africa Leadership Forum.
  • (2014) Estudo sobre a Corrupção na Autoridade Tributária, solicitada e financiada pela Autoridade Tributaria de Moçambique.