ESCOLA SUPERIOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

QUEM SOMOS NOS?

A Escola Superior de Relações Internacionais, abreviadamente designada ESRI, é uma instituição de ensino superior especializada no processo de ensino-aprendizagem, pesquisa, extensão e serviços a comunidade em matérias sobre relações internacionais. 

A ESRI é uma unidade orgânica da Universidade Joaquim Chissano (UJC), uma instituição de ensino superior pública fundada através da fusão do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e do Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) cujos estatutos foram aprovados pelo Decreto nº. 85/2018, de 26 de Dezembro, do Conselho de Ministros.

No processo de instalação de unidades orgânicas, ao abrigo dos artigos 25 e 46 dos Estatutos, o Conselho Universitário aprovou, através da Resolução nº 1/CU-UJC/2019 de 14 de Junho, a criação de faculdades e escolas, incluindo a Escola Superior de Relações Internacionais (ESRI).

 

MISSÃO E VISÃO

Princípios e Valores:

De acordo com o preconizado no artigo 3 do Regulamento da ESRI, a ESRI orienta-se pelos seguintes princípios legais e estatutários da UJC, nomeadamente:

  1. Democracia e Respeito pelos Direitos Humanos;
  2.  Igualdade, equidade e não-discriminação;
  3. Liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnologia;
  4. Participação no desenvolvimento económico, científico, social e cultural do país, da região, do continente e do mundo.

Visão

De acordo com o estabelecido no artigo 5 do regulamento da ESRI, a visão da ESRI é: “Ser uma Instituição de excelência académica em matérias de Relações Internacionais e Diplomacia”.

Missão

O artigo 6 do Regulamento da ESRI (2019) estabelece como missão desta Unidade Orgânica: “Contribuir para o desenvolvimento de Moçambique através do conhecimento científico no campo de Relações Internacionais e Diplomacia”.

Objectivos:

Conforme estabelecido no artigo 4 do Regulamento da ESRI, esta Unidade Orgânica prossegue objectivos gerais de formação superior, investigação científica e extensão.

De forma específica, a ESRI prossegue, dentre outros os seguintes fins:

  1. Formar técnicos em Relações Internacionais;
  2. Formar profissionais com alto grau de qualificação científica, pedagógica, técnica, humana e cultural, capazes de participar activamente no desenvolvimento do país;
  3. Desenvolver a consciência deontológica e o brio profissional;
  4. Promover nos estudantes o espírito crítico e autocrítico, o gosto pelo estudo pela investigação e pelo trabalho;
  5. Realizar acções de actualização dos conhecimentos dos quadros e graduados, de acordo com o progresso da ciência, da técnica e das necessidades nacionais;
  6. Promover e incentivar a investigação científica, estudar as aplicações da ciência e da técnica nas áreas prioritárias do desenvolvimento do país;
  7. Realizar actividades de extensão e prestação de serviços à comunidade;
  8. Estabelecer relações de intercâmbio cultural, científico e tecnológico com instituições nacionais e estrangeiras;
  9. Desenvolver tecnologias e a prestação de serviços especializados que tenham relevância social que proporcionem oportunidades de investigação ou inovação;
  10. Divulgar o conhecimento científico, a transferência de tecnologias para a sociedade e os resultados da sua pesquisa.

NOSSOS CURSOS

Actualmente a ESRI lecciona, ao nível da licenciatura, o curso de Relações Internacionais e Diplomacia, nos dois turnos (laboral e pós-laboral). Este curso foi introduzido em 1986 no contexto do extinto ISRI. 

Ao nível do mestrado, a ESRI oferece o curso de Relações Internacionais e Desenvolvimento (leccionado desde 2009, também no extinto ISRI), com especialização em Política Externa ou Comércio e Finanças Internacionais e Mestrado em Segurança Marítima (ministrado desde 2018, pelo extinto ISRI).

Ao nível do Doutoramento, resultante da Cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) do Brasil, a ESRI oferece o Doutoramento em Estudos Estratégicos Internacionais. 

Futuramente, a ESRI perspectiva, introduzir cursos nas áreas de Comércio e Finanças Internacionais, Migrações Internacionais, Economia Política Internacional, Estudos de Paz e Resolução de Conflitos e outros a curto, médio e longo prazos.

PESQUISA E EXTENSÃO

A ESRI tem levado a cabo actividades de pesquisa e extensão, mais concretamente em projectos de investigação e publicação, consultorias e prestação de serviços à comunidade, bem como a promoção de actividades em áreas de interesse comunitário como o desporto, género, saúde entre outros campos. 

A título de exemplo, a ESRI ministra cursos de curta duração como a Capacitação em matéria de Protocolo, Cerimonial e Técnicas de Redação de Sínteses, com o Instituto Nacional de Inspecção do Pescado (INIPE). 

Realizou em 2021 uma palestra sobre Desafios e Vantagens do Comércio Livre entre Moçambique e África do Sul no Contexto da Covid-19, direcionado para a comunidade de Mukheristas do mercado grossista do Zimpeto. 

Prestou serviços de secretariado no âmbito da segunda edição da Conferência Internacional Crescendo Azul, realizada em Vilanculos, em Novembro de 2021.

Futuramente, a ESRI perspectiva dar continuidade às formações em áreas específicas para instituições públicas e privadas, Criação de um Observatório de Relações Internacionais e Grupos de Debate em Assuntos Internacionais e Ministração de Curso de capacitação de quadros do governo em matéria de elaboração de Projectos de Cooperação e Estratégias de Mobilização de Financiamento.

Estrutura Orgânica

De acordo com o estabelecido nos artigos 11 e 12 do Regulamento da ESRI, esta estrutura-se em órgãos e unidades orgânicas internas, nomeadamente:
a) O Conselho da ESRI;
b) O Director da ESRI;
c) O Conselho de Direcção;
d) O Conselho Científico.

Relativamente à sua organização, conforme estabelecido no artigo 40 do seu Regulamento, a ESRI organiza-se em departamentos académicos com curso e sem curso, bem como departamentos administrativos a saber:
a)Departamentos Académicos com Cursos:

  • Departamento de Relações Internacionais e Diplomacia;
  • Departamento de Relações Internacionais e Desenvolvimento; e
  • Departamento de Segurança Marítima.

b) Departamentos Académicos sem Cursos:

  • Departamento de Graduação;
  • Departamento de Pós-graduação;
  • Departamento de Registo Académico;
  • Departamento de Investigação e Extensão;
  • Departamento de Biblioteca.

c)Departamentos Administrativos:

  • Departamento de Cultura, Desporto e Género;
  • Departamento de Recursos Humanos;
  • Departamento de Finanças; e
  • Departamento de Património.

Normas e Regulamentos

Conforme orienta o artigo 2 do Regulamento da ESRI, “o Regulamento da ESRI será completado pelos regulamentos dos seus órgãos e demais normas”, fazem parte do ordenamento normativo da ESRI regimentos para o funcionamento dos seus Órgãos Colegiais:

  • Regimento do Conselho da Escola;
  • Regimento do Conselho de Direcção da ESRI; 
  • Regimento do Conselho Científico da ESRI.

 

Diretório de Contactos

Director

Prof. Doutor Arnaldo Timóteo Massangaie

Director-Adjunto para a Graduação

Mestre Aly Issufo Jamal

Director-Adjunto para a Pesquisa e Extensão

Prof. Doutor Frederico Benedito Congolo

Director-Adjunto para a Pós-graduação

Mestre Calton Cadeado

Director-Adjunto para a Pós-graduação

Mestre Calton Cadeado

Director-Adjunto para a Pós-graduação

Mestre Calton Cadeado

Chefe de Departamento de Pesquisa e Extensão

Mestre Carmona Bila