UJC reforçada em equipamento informático

A Universidade Joaquim Chissano (UJC) recebeu, recentemente, da empresa África Global Logistics (AGL) um donativo constituído por material e equipamento informático.

O equipamento doado vai contribuir para minimizar o défice em material informático no processo de ensino e aprendi zagem e nas outras actividades correntes.

Importa salientar que a UJC abriu recentemente uma Faculdade de Ciência e Tecnologias onde são formados técnicos em ciências de computa ção e, de acordo com o que A Folha da UJC apurou o equipamento doado, constituído por equipamento de Rede de Computadores, será alocado a esta faculdade.

No acto de entrega do donativo, a Senhora Alaisha Esmail, gestora da África Global Logistics, disse que o momento representava o estreitar de relações entre a empresa que representa e a UJC. A AGL é um actor global dos sectores marítimo, ferro-portuário e logístico, com presença em mais de 49 países do mundo.

Na sequência, o Governo Sul-coreano, através da Agência de Desenvolvimento Internacional, KOICA, também ofereceu à UJC um donativo constituído por computadores portáteis.

Esta oferta vai reduzir o défice de material informático nas instituições públicas, com particular destaque para o funcionamento das diversas unidades orgânicas.

No total foram 210 computadores alocados a três universidades públicas, nomeadamente Universidade de Maputo, Universidade Eduardo Mondlane e à UJC, onde cada entidade vai receber 70 unidades. Este donativo surge no âmbito de uma nota verbal do Governo Coreano para o Ministério dos Negócios Estrageiro e Cooperação (MINEC), comunicando interesse em doar os bens a estas universidades, tendo o MINEC contactado as universidades mencionadas, aguardando-se pela entrega formal do donativo.